quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Semana do Bebê 2015 - Programa na Rádio

        O Programa Saúde na Rádio também seguiu a programação da Semana do Bebê e tratou sobre a “A importância da atividade física no período gestacional e pós-gestaciona”. Onde o educador físico do NASF Wilton Soares e a técnica de enfermagem Laura Rêgo falaram sobre a temática de forma simples e clara, focando nos benefícios da prática de atividade física.



Quais são os benefícios da atividade física para a gestante?

Controle de peso; manutenção da condição física; diminuição de dores e desconfortos posturais; melhora da auto estima e da ansiedade; redução de edemas e inchaços; pre­venção de varizes e hemorróidas, entre outros.

Quando iniciar a atividade física no período da gestação?

A gestante deve iniciar a prática da atividade física mediante a autorização do obstetra. Uma vez autorizada, ela deve procurar um programa específico de grávidas ou ativi­dades recomendadas para esta fase. A prescrição das atividades devem se adequar a condição física antes da gravidez.

Quais os cuidados que a grávida deve ter ao praticar atividade física?

Ela deve evitar atividades intensas, de alto impacto, que ofereçam risco de queda. A gestante não deve ficar muito ofegante, ruborizada e suar excessivamente.

Que atividades são recomendadas para gestante?

Atividades leves à moderadas, como alongamento, yoga, hidroginástica, caminhada, natação, musculação, pilates para gestante, localizada para gestante, etc.

Quais as recomendações importantes para a gestante que decidiu se exercitar?

Ela deve se hidratar bem, utilizar roupas leves e confortáveis e tênis apropriados para evitar impactos nas articulações. Também é importante ela estar alimentada antes da atividade física para evitar uma queda brusca da glicose, a hipoglicemia, muito comum na gestação. E se for realizar atividade ao ar livre, prevenir a pele contra o sol utilizando protetor solar.

Quando voltar a praticar atividade física após o parto?

Mediante a autorização do obstetra, a atividade recomeçará entre 30 e 40 dias depois do parto, com atividades de intensidade leve à moderada e específicas para o pós-parto.

Se eu fizer atividade física o meu leite pode secar?


Se você realizar atividades moderadas e se hidratar bastante, a atividade física não pro­vocará a diminuição do leite materno. O importante é não exagerar. Evite atividades que tenham uma perda maior de líquido, para não desitratar, não é recomendado atividades que tenham uma gasto calórico alto como: corrida, spinning, musculação intensa e atividades aeróbias de alta intensidade e de longa duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário