terça-feira, 27 de outubro de 2015

Grupo de Gestantes – Saúde Bucal

Terça-feira, dia 20 de outubro de 2015 a odontóloga Maria Patrícia realizou roda de conversa na Unidade Básica de Saúde Braz de Souza Barra em Viçosa, para o Grupo de Gestantes GestaVida onde esclareceu sobre a importância da atenção com a saúde bucal no período gestacional e como deve ser o cuidado com a higienização da boca dos recém-nascidos.
A odontóloga esclareceu que uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação, uma vez que estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva.
Também foi discutido sobre a importância do aleitamento materno para os dentes do bebê, onde a amamentação natural durante o primeiro ano de vida é fundamental para a prevenção de muitas das más oclusões. Além disso, o exercício muscular durante a sucção no seio favorece a respiração nasal e previne grande e parte dos problemas de posicionamento incorreto dos dentes e das estruturas faciais.

Dessa fora, a primeira consulta com o dentista Odontopediatra pode ser feita logo após o nascimento. O dentista irá orientar a mãe quanta à alimentação da criança e como deve ser feita a higiene bucal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário