segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Grupo Hiperdia – Hipertensão x álcool

Segunda-feira (19/10) a atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa-RN trabalhou a temática do álcool junto ao Grupo de Hipertensos e Diabéticos.  
A hipertensão arterial é uma doença bastante comum, onde de cada dez pessoas adultas, aproximadamente duas têm pressão alta. É uma doença crônica, ou seja, que não tem cura e que vai aos poucos, silenciosamente, danificando órgãos importantes do nosso organismo, como: coração, rins e cérebro. Com o tempo, pode provocar insuficiência cardíaca, angina, infarto, derrame cerebral e insuficiência renal, podendo até levar à morte.

As bebidas alcoólicas elevam a pressão arterial. Portanto, a redução do consumo de álcool é eficaz para diminuir a pressão arterial e pode prevenir a pressão alta. Sabe-se que entre cinco e dez por cento dos homens com pressão alta têm como causa do problema o alto consumo de bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas possuem etanol, substância tóxica que lesa órgãos como o cérebro, o coração, o fígado e o pâncreas. Além disso, elas podem piorar a gastrite, dificultar a perda de peso (pois possuem muitas calorias) e retardar os reflexos, dificultando dirigir automóvel. E quem exagera corre o risco de desenvolver dependência e arruinar a própria vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário