quarta-feira, 13 de maio de 2020

Nutricionistas da Atenção primária orientam os (as) trabalhadores (as) de nosso município sobre importância das vitaminas e boa alimentação em tempos de COVID-19


         No dia 13 de maio de 2020 as nutricionistas Marcia Nascimento e Vanderléia Freitas realizaram atividade de promoção a saúde com os trabalhadores de nosso município, onde visitaram diversos estabelecimentos e repartições públicas levando material informativo e orientações gerais acerca dos cuidados com o sistema imunológico.
            Estimularam para que os profissionais busquem adequar a sua alimentação, para melhorar seu sistema imune, pois os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

A seguir alimentos para aumentar a imunidade:
- Vitamina D: excelente aliado do sistema imunológico, exposição solar, óleos e peixes. Auxilia também na redução do risco de problemas respiratórios;  . .
- Frutas cítricas: laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo
- Vegetais verdes escuros: couve, espinafre são ricos em ácido fólico e auxilia na defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão
- Alimentos ricos em zinco: cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico; as Oleaginosas:além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas  são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade;
- Pré biotipos e Probióticos
- E por fim boas fontes proteína (carne, ovo, frango, peixe, leite e derivados) e carboidratos como: Batata doce, inhame, macaxeira, pães e arroz integral, esse nutriente vai lhe dar mais energia e fortalecer o organismo.
- água hidrate-se bem e coma devagar
- Chás: camomila, hortelã, erva cidreira ( anti-inflamatórios, ajudam na hidratação) boldo ( antifúngico, antibacteriano, digestivo, ajuda a limpar o fígado)
Mais alguns alimentos como:  Gengibre, açafrão, própolis (preferência verde), moringa.

            Lembrando que não adianta ter alimentação saudável sem os principais cuidados que devemos ter nesse momento de pandemia:

- Higienizar as mãos com água e sabão,
- Higienizar os frutas e verduras com hipoclorito de sódio;
- Manter distanciamento social;
- Sair de casa só em extrema necessidade e com máscara;












Nenhum comentário:

Postar um comentário