quinta-feira, 8 de agosto de 2019

ENCONTRO DO 2º GRUPO TABAGISMO

           Grupo Tabagismo- No dia 06/07/2019, a Equipe da Estratégia Saúde da Família –ESF, juntamente com Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) realizarão o segundo Grupo de tabagismo no Auditório da  Unidade Mista de Saúde Silvestre Gomes Pinto.  A palestra foi conduzida pela a Psicóloga do NASF Raphaella Alexandre e Dr. Guthembergue Tavares o Médico do Município, onde os mesmo abordaram sobre o tema “Deixando de fumar sem mistério ” . Os participantes são acompanhados por uma equipe de profissionais de várias formações. Eles atendem em sessões em grupos, onde são trabalhadas as dependências química, psicológica e comportamental de cada indivíduo. O tratamento medicamentoso é utilizado como apoio à terapia e é gratuito. O paciente ainda tem apoio de quatro módulos de cartilhas onde são trabalhados temas como: entender porque se fuma e como isso afeta sua saúde, os sintomas de abstinência nos primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos após parar de fumar.
              Na oportunidade, os profissionais tiraram dúvidas sobre os riscos que os fumantes passivos têm ao respirar a fumaça do cigarro de outra pessoa, quais os malefícios que  o cigarro causa não só para o tabagista como para os demais .Foi entregue o manual dos participantes ,e os medicamentos para a necessidade de cada individuo ,o médico explicou em detalhes como deve ser tomada a medicação .No final do encontro  cada participante  já marcaram em um quadro  a data que iam para de fumar .
            É importante destacar que ao ingressar no programa de tratamento do tabagismo as gestões de diversas instâncias assumem o compromisso de organização e implantação das ações para o cuidado da pessoa tabagista. O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva












           

Nenhum comentário:

Postar um comentário