quarta-feira, 14 de março de 2018

Programa Saúde na Escola - Hanseníase, Verminoses e Tracoma



Ontem, 13 de março de 2018 a equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde iniciou os trabalhos sobre Hanseníase, Verminoses e Tracoma na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto e Centro de Educação Infantil Eulina Pinto. Na oportunidade os profissionais prepararam os (as) alunos (as) para a chegada da equipe de Saúde do Estado amanhã, dia 15 de março.
Lembrando que para passar pela avaliação e receber a medicação o (a) aluno (a) precisará trazer a autorização dos pais/mães e/ou responsáveis e o cartão do SUS.









O que é hanseníase?
A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

O que é verminose?
É uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais.

O que é tracoma?
Doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, é conhecida como Tracoma. Ocorre principalmente em crianças, possui fácil tratamento, mas necessita de tratamento, pois em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão

Nenhum comentário:

Postar um comentário