quarta-feira, 10 de abril de 2019

21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza




O  Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional
de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio, o dia de mobilização nacional.
A campanha tem como meta vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. As vacinas ficam disponíveis nas  unidades de saúde.

De 10 de abril a 19 de abril:
Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Puérperas (até 45 dias após o parto).

De 22 de abril a 31 de maio:
Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Trabalhadores da saúde;
Indígenas;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias);
Professores das escolas públicas e privadas;
os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O QUE É GRIPE (INFLUENZA)?

Gripe / Influenza - sintomas, prevenção, causas, diagnóstico e tratamento A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.
A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus
Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA GRIPE (INFLUENZA)?

Clinicamente, a gripe (influenza) inicia-se com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de 3 dias. Os sintomas sistêmicos são muito intensos nos primeiros dias da doença.
Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se em geral por 3 a 4 dias, após o desaparecimento da febre.
Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade
Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais
Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:
·         Calafrios;
·         Mal-estar;
·         .Cefaleia;
·         Mialgia;
·         Dor de garganta;
·         Dor nas juntas;
·         Prostração;
·         Secreção nasal;
·          Excessiva;
·         Tosse seca;

PODEM AINDA ESTAR PRESENTES NA GRIPE (INFLUENZA) OS SEGUINTES SINAIS E SINTOMAS:
·         Diarreia;
·         Vômito;
·         Fadiga;
·         Rouquidão;
·         Olhos avermelhados e lacrimejantes.

A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

A vacina contra gripe não está na rotina do Calendário Nacional de Saúde. Trata-se de uma vacina de campanha, ou seja, ocorre somente em um período específico. Por isso, todos os anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, promove a Campanha Nacional de Vacinação. Neste período, é ofertada gratuitamente, em 65 mil salas de vacinação em todo o país, a vacina para grupos prioritários, formados por públicos mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VACINAÇÃO
·         Para receber a dose da vacina, é importante levar:
·         Cartão de vacinação
·         Documento de identificação
·         Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais
·         Apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
·         Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica
·         Profissionais do público-prioritário
·         Professores: contracheque ou crachá
      
OS GRUPOS PRIORITÁRIOS A SEREM VACINADOS DE ACORDO COM RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SÃO:
·         Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
·         Gestantes;
·         Puérperas (até 45 dias após o parto);
·         Trabalhadores de saúde;
·         Povos indígenas;
·         Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
·         População privada de liberdade;
·         Funcionários do sistema prisional;
·         Professores da rede pública e privada;
·         Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
·         Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário