terça-feira, 14 de novembro de 2017

PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Na manhã desta terça-feira 14/11/17, foi realizada palestra com a equipe de Saúde Bucal com as turmas do sexto, sétimo, oitavo e nono ano da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, foi enfatizado pelo dentista Eriberto Esdras o cuidado com a escovação, uso do fio dental, cuidados com a alimentação rica em açúcar, e ao final foi feita aplicação tópica de flúor gel, pra enfatizar a prevenção e cuidado com os dentes. Participaram da ação as equipes ESF/SB/NASF/AGS`s.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. 

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário