terça-feira, 14 de novembro de 2017

PROGRAMA SAÚDE NO RÁDIO - SAÚDE DO HOMEM

Hoje terça-feira 14/11/17, no Programa saúde no rádio foi a vez de falar sobre Câncer de próstata , com Enfermeiro da ESF Hugo Gurgel e a Técnica em Enf. Laura Cardoso, fizeram um programa participativo focando na saúde do homem.  

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e o mais frequente nos que já passaram dos 50 anos. A própria idade avançada está entre os fatores de risco, assim como o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso. 

Alguns Exames Preventivos
O diagnóstico do câncer de próstata deve ser feito a partir dos 45 anos, na maioria dos casos, por meio da combinação de dois exames: o exame clínico (toque retal) anualmente e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês). Em alguns casos, a ultrassonografia pélvica e a biópsia prostática transretal podem ser indicadas também.
Hábitos alimentares (como dieta rica em gordura animal) podem estar relacionados com maior incidência da doença, por exemplo.

Você sabia que...
O cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas das quais cerca de 60 são cancerígenas. Deixar de fumar é uma decisão extremamente difícil, mas muito necessária para a qualidade de vida e bem estar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário