terça-feira, 14 de novembro de 2017

NOVEMBRO AZUL: NUTRICIONISTA FALA SOBRE PREVENÇÃO DE CANCER NO PONTO DE VISTA DA ALIMENTAÇÃO

       





O tempo de espera dos moradores na Unidade Básica de Saúde Brás de Souza Barra em Viçosa é muito bem aproveitado, os profissionais do NASF/ESF/AGS realizam orientações envolvendo uma diversidade de temáticas na fila de espera. Nesta Segunda-feira dia 13/11/17 a Nutricionista do Município realizou panfletagem e orientações nutricionais na prevenção das Doenças Cronicas como: Diabetes, Hipertensão e vários tipos de Câncer. Abordamos quatro grupos de alimentos, mais importantes para prevenirmos o surgimento desta doença, sendo eles Alimentos in Natura, Minimamente processados, processados e ultra processados, classifica. 


ALIMENTOS IN NATURA: São os obtidos diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido qualquer alteração.


ALIMENTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS:
São alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas, ÓLEOS, GORDURAS, SAL E AÇÚCAR Produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados para criar preparações culinárias. A Exemplo do Mel, rapadura, óleo de côco, manteiga, ou poupa de fruta que são embalados e não sofrem alterações químicas.

ALIMENTOS PROCESSADOS Produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como: milho verde em conserva.


ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Produtos cuja fabricação envolve diversas etapas, técnicas de processamento e ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial, a exemplo dos salgadinhos de milho em pacote, batata de pacote, salsicha, linguiça, mortadela e etc. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário