quinta-feira, 19 de março de 2020

Saúde no RádIo


          O Programa de Rádio desta Terça freira (18 ) de Março foi voltado para a Pandemia do Coronavírus e as ações de contingência desenvolvidas no municipio de Viçosa/RN. A secretaria de Saúde Vanda Campos e o Enfermeiro Hugo Freitas frisaram que toda Equipe de Saúde esta mediante de tudo que esta acontecendo e que todas as medidas estão sendo tomada para proteção dos usuários, momento foi falado sobre o que é  corona, sintomas, tratamento e a forma de transmissão.
         O  Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.  
        Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios,        semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: Febre, tosse, dificuldade para respirar.
        Sua transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
         E como se prevenir: O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete/sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização., evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário