quarta-feira, 22 de agosto de 2018

A Raiva

       A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.
          A raiva apresenta letalidade de, aproximadamente, 100% e alto custo na assistência preventivo-curativa às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. No Brasil, a situação epidemiológica da raiva no ciclo urbano está sob controle devido a redução dos casos de raiva em caninos causadas por variantes 1 e 2 do vírus da raiva.
        Todos os cães e gatos com mais de dois  meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades. A vacinação é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença.
         A meta é vacinar 80% dos cães existentes no município, já pra gato não tem uma meta estimada mas o recomendável é no mínimo 60%, já que é a população mais difícil de ser vacinada.
A campanha deu inicio no dia 6 de Agosto de 2018, e terminará no dia 05 de Outubro é importante que todos os cães e gatos sejam vacinados, e ressaltamos que qualquer pessoa que seja mordida, arranhada ou qualquer outro tipo de agressão por esses animais procurar imediatamente o serviço de saúde.








Nenhum comentário:

Postar um comentário