terça-feira, 16 de maio de 2017

Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar – Capacitação com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

As Infecções Hospitalares constituem um grave problema de saúde pública, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Por isso é fundamental que as atividades de prevenção e controle das infecções Hospitalares, permaneçam na linha de frente e na base das instituições hospitalares. 
Nessa perspectiva, hoje, dia 16 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa promoveu sensibilização para os profissionais de saúde ministrada pelo enfermeiro Hugo Gurgel. A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar, 15 de maio. Para comemorar a data, foi realizado Programa de Rádio, roda de conversa, capacitação para profissionais e distribuição de folders instrutivos direcionados aos acompanhantes/visitantes.
As instituições que prestam cuidados de saúde, como os hospitais, são as mais comuns e importantes fontes de geração e transmissão de bactérias multirresistentes, que são germes com resistência à maioria dos antibióticos. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles está a vulnerabilidade dos pacientes, as falhas na adesão às medidas de prevenção, a transmissão cruzada e a pressão seletiva exercida pelos antibióticos.
As mãos são a principal via de transmissão de microorganismos durante a assistência à saúde. Já que as mãos são o instrumento mais utilizado no cuidado aos pacientes, a sua higienização tornou-se a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação dos germes multirresistentes e das infecções hospitalares. A forma preferencial de higienizar as mãos é com água e sabão ou com uso de álcool gel.








Nenhum comentário:

Postar um comentário