quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Viçosa na luta contra o diabetes mellitus 

A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, iniciou as atividades educativas de prevenção a diabetes com a realização de rodas de conversa com a nutricionista do NASF, Rayssa Gomes e os usuários da Unidade Básica de Saúde Braz de Souza Barra, potencializando assim a sala de espera para atendimentos na Unidade. Onde a profissional relatou sobre o que é a diabetes e a melhor forma de prevenir e tratar os sintomas da doença, trazendo um enfoque para a alimentação saudável. 





Dicas para uma boa alimentação
·         Para evitar episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia, faça o fracionamento da dieta, fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade.
·         Realize as refeições em local tranquilo, mastigando bem os alimentos. A boa mastigação contribui para uma boa digestão e melhor saciedade.
·         Comece a refeição sempre pela salada para aumentar a saciedade, varie os tipos de verduras, legumes e frutas.
·         Evite tomar líquidos durante as refeições, mas mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia - se não houver nenhuma restrição.
·         Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos.
·         Atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário