terça-feira, 8 de agosto de 2017

Semana Municipal de Combate a automedicação – Programa Saúde na Rádio



Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer consequências mais graves do que se imagina.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.
          Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro, além de trazer consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Nesse sentido, ontem (08/08) o farmacêutico Leonardo Fernandes, o técnico de enfermagem Paulo André, enfermeiro Hugo Gurgel, fisioterapeuta Frederico Pimenta e a nutricionista Marcia Nascimento realizaram Programa de Rádio buscando alertar a população sobre os perigos da automedicação através de uma roda de conversa recheada de informações de diversas áreas e esclarecimentos sobre fitoterapia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário