quarta-feira, 12 de julho de 2017

Programa Saúde na Rádio – Saúde Ocular

Dando continuidade as ações do Dia da Saúde Ocular, ontem (11/07) o técnico de enfermagem Paulo André e o odontólogo Eriberto Esdra realizaram programa de rádio chamando atenção da população sobre os cuidados que devemos ter com os nossos olhos – prevenção, promoção e tratamento.


Os profissionais explicaram que alguns hábitos de vida podem melhorar a saúde ocular, garantindo mais qualidade e conforto para a visão. Tais como:
1. Durma no mínimo oito horas por dia: O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. Dormir menos de oito horas pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços.
2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas:  Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos.
3. Tenha alimentação balanceada: A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina.
4. Não esqueça os óculos escuros: Óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.
5. Não descuide durante o tempo seco: A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é fundamental.
6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los: Os óculos de grau devem ser usados corretamente, para evitar problemas oculares e incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas.

7. Realize consultas oftalmológicas anualmente: É preciso fazer, pelo menos, consultas anuais com um especialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário