quarta-feira, 5 de julho de 2017

Programa Saúde na Rádio – Saúde Bucal



Quando se pensa em saúde e em bem-estar dificilmente associa-os à saúde bucal. Lembramos dos exames de rotina, das atividades de lazer e até da alimentação, mas acabamos deixando de lado o cuidado com os dentes. Entretanto, a odontologia tem um papel fundamental que influencia diretamente no seu cotidiano. Pensando nisso, o odontólogo Eriberto Esdra participou do Programa Saúde na Rádio como forma de explicar como um tratamento dentário pode melhorar - e muito - a sua qualidade de vida.
A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. Essa frase resume a importância dos dentes. Responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo. Não é a toa que a recomendação dos dentistas é visitar um consultório dentário a cada seis meses.




Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
 Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
  • Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário