sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia Nacional de redução de maternidade Materna

No dia 28 de maio, o Centro e Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social, convidou a enfermeira do PSF,  Liegia Karissa paara realização de roda de conversa sobre o Dia Nacional de redução de maternidade Materna para o grupo de mulheres.
Essa data é um dia especialmente importante para as mulheres, pois marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.  Essa é uma campanha nacional em prol dos direitos das mulheres à saúde e à maternidade segura.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morte materna é todo falecimento causado por problemas relacionados à gravidez, ou ao parto ou ocorrido até 42 dias depois. Infelizmente, na maioria das vezes por falta de atendimento médico, falta de acesso a informações e contraceptivos e pela realização de abortos inseguros, muitas mulheres ainda morrem no país por problemas relacionados à gravidez ou ao parto, e o risco aumenta muito para as jovens entre 15 e 19 anos.

 



  

Principais causas da mortalidade materna:

·         Hipertensão arterial;
·         Hemorragia;
·         Complicações decorrentes de abortos realizados em condições inseguras;
·         Infecção pós-parto;
·         Doenças do aparelho respiratório.

Além disso, a falta de acesso a serviços de saúde de qualidade, principalmente nas áreas rurais, o uso inadequado de métodos anticoncepcionais, e o número insuficiente de serviços para o atendimento da mulher vítima de violência sexual também podem resultar em gestações indesejadas e, consequentemente, em abortos clandestinos, aumentando os riscos de morte materna.

 Como evitar?
A realização de exames simples pode prevenir complicações para a grávida e para o bebê. Muitas vezes, as mulheres correm riscos porque não sabem que elas têm pressão alta ou diabetes. Portanto, consultar o médico para aferir pressão e realizar exames periódicos é muito importante. Além disso, para reduzir o número de mortes materna no país, basta que as mulheres saibam da importância de se fazer o pré-natal, tenham bom acompanhamento durante a gravidez (se possível já saibam em qual hospital nascerá o bebê) e um bom parto.

Fotos: Secretaria de Assistência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário