segunda-feira, 17 de março de 2014

Acompanhamento Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. O recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde com finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e a ruptura do ciclo intergeracional da pobreza.
A oferta e o acompanhamento da saúde das famílias têm como objetivo reforçar o direito de acesso à política universal de saúde visando a melhoria das condições de vida, não apenas no que se refere ao envio de informações de saúde para que as famílias continuem recebendo o benefício, mas é importante a promoção à Saúde da Criança e à Saúde da Mulher, através da promoção a saúde.
Nesse sentido, durante toda a semana que se passou, na Secretaria Municipal de Saúde foi realizada o monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças, através da verificação do peso e a altura das crianças. Com esses valores, o profissional de saúde deve verificar o estado nutricional das crianças por meio dos gráficos de Peso por Idade e a Altura por Idade, que estão no Cartão da Criança. Quando a criança encontra-se em situações de risco nutricional (muito baixo peso, baixo peso, peso elevado, muito baixa estatura e baixa estatura), o responsável deve ser orientado quanto aos hábitos de uma alimentação saudável ou a criança deve ser encaminhada à consulta com nutricionista, médico ou enfermeiro.
Na oportunidade também foi realizado o monitoramento por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
                                         




Nenhum comentário:

Postar um comentário