quarta-feira, 1 de abril de 2020

Saúde no Rádio


          Na manhã de hoje, dia 01 de abril, realizamos mais um programa “Saúde no Rádio” com o tema Vacinação da Gripe. No a ocasião, a Enfermeira Liégia Morais e Nutricionista Lea abordaram como está sendo realizada a campanha no município de Viçosa.A Campanha Nacional de Vacinação          Contra a Gripe teve inicio no dia 23de março no pais, porém devido a esta pandemia que estamos vivenciado, foi disponibilizado cronograma para distribuição do imunibiológico   com data e horário,  mediante a esta logística ficou a entrega para  o   município de Viçosa   o  dia 24 de março as 11:00hs. A unidade Regional de saúde publica-URSAP enviou um quantitativo de 18% o que equivale a 90 doses. Desse modo, a vacinação inicou ontem dia (25) priorizando os grupos.

             O cronograma da vacina se dará em três momentos. O primeiro será o grupo   profissionais de saúde e os idosos de 60 anos ou mais. Os profissionais de saúde foram vacinados na unidade Básica Braz de Souza barra, até o momento foram imunizados 53 profissionais de saúde e 37 idosos . Quanto aos idosos a vacina esta/será realizada no domicilio por microárea, iniciamos ontem na rua Francisco Pinto, José Alencar, joãos Faustino e Antônio pinto. O quantitativo de  doses que foram disponibilizado já foram realizada. Diante desse cenário a unidade Regional de saúde publica-URSAP disponibilizou mais 30 doses que será entregue segunda feira 30 de março  as 11 horas. Desse modo continuaremos próxima terça feira dia 31 na rua Oseias Pinto   . Nesse momento as vacinas serão disponibilizadas apenas para as pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. Lembrando que iremos vacinar os idosos nas suas residências.
         Os demais grupos prioritários da vacina serão imunizados de acordo com o cronograma proposto pelo o Ministério da Saúde.
O segundo momento começa a partir do dia 16 de abril com o público-alvo: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma dentre outros.…).
           Já o terceiro momento será a partir do dia 09 de maio alcançando o publico: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina.
           O Dia D acontecerá no dia 09 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.
Até o dia de hoje (01 de abril), já fizemos ao todo 161 vacinas, sendo 110 em idosos e o restante nos profissionais de saúde. Iremos dar continuidade a campanha, de acordo com o calendário do ministério da saúde e com a disponibilidade de doses. Então, pedimos aos idosos da cidade que fiquem em casa, pois iremos levar as vacinas nas residências. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário