quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dia Nacional de Prevenção à Queimaduras – Grupo Hiperdia

      No dia 6 de junho é comemorado o dia Nacional de Prevenção à Queimaduras e, no dia 12 de junho, o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF Frederico Pimenta realizou palestra de prevenção e tratamento a queimadura para os usuários do Grupo de hipertensos e diabéticos. 
       As festas juninas são sinônimo de quadrilhas, comidas típicas e também de fogueiras, balões e fogos de artifício. O contato mais frequente com fogueiras e o manuseio inadequado de fogos de artificio faz com que o risco de acidentes com queimaduras aumente. Esse risco torna-se ainda maior se considerarmos que estamos também em época de férias, período em que as crianças passam mais tempo em casa e, consequentemente, estão mais suscetíveis a acidentes domésticos que podem causar traumas como as queimaduras. 
      Dessa forma, na oportunidade o fisioterapeuta falou sobre os tipos de queimadura, prevenção, tratamento e mitos e verdades.









Dicas para evitar queimaduras
* A cozinha é o cenário da maior parte das queimaduras. Algumas dicas para evitar acidentes são: utilizar sempre as bocas de trás do fogão, com os cabos voltados para dentro, nunca cozinhar com crianças no colo, evitar roupas de manga longa ou cortinas perto do fogão e jamais jogar água na frigideira com óleo quente,
* Cuidado também ao acender fogão e churrasqueiras. Não utilize para isso álcool líquido ou outro produto que não seja específico para este fim. Para limpar a casa, o ideal é utilizar produtos como detergente ou mesmo o álcool em gel.
* Se já se queimou, não coloque cinzas de cigarro, pasta de dente, pomadas, clara de ovo etc. O ideal é lavar a área queimada em água corrente, secar e colocar um pano limpo e seco enquanto procura imediatamente um serviço de saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário