segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Palestra na Escola Estadual: Drogas e Sexualidade

Na manhã do dia 13 de setembro de 2016, os profissionais da saúde, ESF, se dirigiram até a Escola Estadual para trabalhar com os adolescentes temas bastante pertinentes a seu desenvolvimento: Drogras e Sexualidade na Adolescência. Uma palestra dinâmica que entende que 'Previnir é melhor que Remediar", explicando aos adolescentes a importancia de conhecer as temáticas para evitarem problemas futuros graves, estes que podem afetar não só sua vida e saúde, mas sua família.





Drogas

Segundo a Organização Mundial de Saúde, droga é toda substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções.
Existem as drogas lícitas, que são as legalmente produzidas e comercializadas, podendo ou não ter sua venda controlada por riscos de causar dependência e por uso indevido, como é o caso do álcool, tabaco, inalantes, solventes e medicamentos.
As drogas ilícitas são substâncias proibidas, dentre as quais estão o crack, LSD, cocaína e maconha.
As drogas possuem efeitos que fazem com que as pessoas se interessem pelo seu uso, mas as conseqüências que podem aparecer de curto a longo prazo, dependendo do tipo de droga, estabelecem prejuízos muito mais significativos e daí a necessidade de campanhas preventivas.
O uso de drogas pelos adolescentes pode ser influenciado pela família, escola, amigos ou pela comunidade. As relações estabelecidas em cada um destes ambientes e os exemplos interferem na consciência desenvolvida a respeito das drogas, na relação com elas e nas informações necessárias para uma escolha adequada.




Sexualidade.

A sexualidade é um assunto desconhecido para a maioria das pessoas e portanto é comum que tenhamos muitas dúvidas a respeito dela.
Existem muitos preconceitos e moralismos em torno deste assunto, o que o transforma em um tabu e facilita o alto número de informações incorretas que temos a respeito.
Muitas instituições e até famílias, proíbem a educação sexual ou deixam que as informações sejam dadas apenas em nível de anatomia, fisiologia do corpo e mecanismos de reprodução.
O sexo é muito mais do que isto. Para falar do assunto, teríamos que considerar questões fundamentais como o prazer, o desejo, proibições, perigos, noções de erro e a culpa implicada nas questões relativas a ele.

É muito comum que os jovens tenham dúvidas de até onde podem ir, ou seja, de que grau de intimidade podem ter numa relação a dois. Esta questão pode ser muito complicada para algumas pessoas, sejam elas do sexo masculino ou feminino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário