quinta-feira, 9 de julho de 2015

VI Conferência Municipal de Saúde de Viçosa “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das Pessoas”




Ontem, dia 08 de julho de 2015, foi realizada a VI Conferência Municipal de Saúde de Viçosa-RN, uma parceria entre o Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal; que teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das Pessoas”, com o eixo: “Direito do Povo Brasileiro”.
O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, transmitida pela Rádio FM DA PAZ, e contou com a presença do Prefeito Antônio Gomes de Amorim, a Vice-prefeita Bernadete Rodrigues, o Chefe de Gabinete Marcio Vágner, a Controladora do Município Vera Maia, secretários municipais, vereadores, funcionários da Saúde, representantes das diversas instituições de nosso município, usuários, imprensa e conselheiros do Conselheiro de Saúde.
A Conferência teve inicio com a apresentação da Orquestra Filarmônica Padre Dário Torbolli, e logo em seguida a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Solange Eliseu deu as boas vindas e declarou oficialmente aberta as atividades, passando a palavra para as autoridades da mesa.
A VI Conferência Municipal de Saúde teve como conferencista o enfermeiro, Francisco Glériston Vieira – Mestre em Saúde da Família pela UFRN/Fiocruz e Membro da Câmara Técnica da Comissão Intergestores Regional da 6ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte; e moderadora a  Drª. Maria Neuman de Azevedo – assistente social sanitarista, Secretária Municipal de Saúde de José da Penha – RN e membro do Conselho Fiscal do COSEMS/RN.
Momentos de Conferências Municipais de Saúde, como esse, são práticas consideradas como bem sucedidas e constituem espaços político-administrativos onde poderão emergir de forma concreta as representações dos diferentes interesses envolvidos na construção e gestão dos Sistemas Locais de Saúde. Significam também a atribuição de um poder formal às diversas formas de organização popular (conselho, sindicatos, igrejas, etc) e permitem que a participação social, popular, comunitária ou dos usuários adquiram finalmente uma expressão operativa e real.
Ao final da Conferência, os grupos de trabalho participantes, foram elogiados pelos conferencistas, pela construção de propostas pertinentes e bem elaboradas, cujas evidenciaram o empenho e dedicação do povo viçosense para com a saúde do seu município, assim como, as demais esferas. 






















FOTOS: Blog Clenildo Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário