quinta-feira, 26 de junho de 2014

Agentes de Endemias - Testes Rápidos de Leishimaniose

A equipe dos Agentes de Endemias continua realizando testes rápidos de Leishimaniose no município de Viçosa-RN. O teste rápido Leishmaniose Visceral Canina oferece o resultado em cerca de 15 minutos. O produto dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Por ser um teste de triagem, permite que apenas os casos positivos sejam levados para confirmação, desonerando, desta forma, o laboratório.



  
O que é Leishmaniose?
Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.
A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Diagnóstico de Leishmaniose
O diagnóstico da leishmaniose é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e, assim como o tratamento com medicamentos, deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde.

Prevenção
·         *Evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata
·         *Fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde
·         *Evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata
·         *Utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença
·         *Usar mosquiteiros para dormir
·         *Usar telas protetoras em janelas e portas
·      *Eliminar cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, para evitar o aparecimento de casos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário