quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Programa Saúde na Escola – PSE


Programa Saúde na Escola – PSE: Drogas  lícitas e ilícitas

       Na manhã da terça feira do dia 10 de Setembro foi realizado mais uma atividade do Programa Saúde na Escola -PSE , na Escola Estadual Pedro Martins Fernandes ,com os alunos de 1° ao 3° Ano do Ensino Médio  e  professores ,onde foi abordado com tema sobre as drogas  licitas e ilícitas . 
      Drogas são substancias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Dependendo da natureza e composição das mesmas elas podem agir em determinados locais ou no organismo como um todo. Toda droga tem seus efeitos, porém eles não se manifestam da mesma maneira em todos os organismos, especialmente porque cada droga tem sua contra-indicação.
      É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas.
       Nesse sentido, muitos questionam a aceitação, por parte da sociedade, das drogas lícitas, uma vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Assim, o critério de legalidade ou não de uma droga é historicamente variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo afirmam que esse critério é fruto de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos .sobre as Drogas.
       O médico deixou o espaço aberto  para que os alunos e demais fizessem algumas perguntas sobre o tema falado.










Nenhum comentário:

Postar um comentário