quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Auto exame de mama e bingo rosa

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS realizou no dia 16 de Outubro de 2018 uma roda de conversa sobre Auto exame de mama com os grupos Saúde na Praça ,Grupo Hiperdia  ,Grupo Vida e Grupo de Mulheres do CRAS sobre a  importância  do auto exame de mama. A atividade ocorreu na Praça Julieta Dantas as 15:00hs  e foi conduzida pelo Médico Francisco  Mateus Amorim  e a Psicóloga Raphaella Cavalcante. Na ocasião foi abordado sobre o câncer de mama, auto exame e mitos e verdades - de forma prática e lúdica (através do bingo rosa).
O mês de Outubro é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa” e tem por objetivo reforçar trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. No câncer de mama, especificamente, a realização anual da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.
PREVENÇÃO E AUTO EXAME
O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas. Porém, o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, os quais podem definir o tipo de câncer e a sua localização.














Nenhum comentário:

Postar um comentário