quinta-feira, 5 de junho de 2014

Programa “Saúde na Rádio” - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


Na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, os médicos alertam para a necessidade do diagnóstico precoce da doença, considerada “silenciosa” por não apresentar sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença alcança de 1% a 2% da população acima dos 40 anos no mundo, o que corresponde a aproximadamente 2,9 milhões de pessoas.
Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 28 de maio, o Programa “Saúde na Rádio” tratando sobre essa temática, onde o médico Aglagilson Fernandes e a técnica de enfermagem Laura Rêgo buscou conscientizar a população através da busca pela maior visibilidade da doença, enfocando a importância da prevenção.
A doença causa uma pressão intraocular, provocando uma lesão no nervo ótico e consequentemente comprometendo a visão. Se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira. No caso da doença em estágio avançado, há comprometimento do campo visual e embaçamento constante. A perda da visão é progressiva.
O dano causado no nervo ótico após a instalação da doença é irreversível, mas há como impedir a progressão da perda da visão; sendo o diagnóstico precoce o melhor tratamento. O Sistema Único de Saúde - SUS oferece tratamento integral à doença desde 2011, quando o MS passou a distribuir colírios das três linhas previstas para o combate ao glaucoma.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário