sexta-feira, 22 de março de 2013

22 de Março dia Mundial da Água


 22 de março é comemorado o dia Mundial da Água, a data visa alertar a população sobre a preservação e a importância dela em nossa vida.

O consumo de água com qualidade é de importância fundamental para a promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos, sobretudo aqueles relacionados à transmissão hídrica  decorrentes de fatores ambientais. A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do Ministério da Saúde e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas para  garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas pela legislação vigente.

A Portaria N.º 2.914, de 2011, estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição. No entanto, cabe às autoridades de saúde pública das diversas instâncias de governo a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública.

Foi elaborado um Programa Nacional, que é coordenado, no âmbito federal, pela Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde (CGVAM), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

O VIGIAGUA Programa de Vigilância da Qualidade da água para o consumo Humano

OBJETIVO DO PROGRAMA

Ø  Desenvolver Ações de Vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água consumo humano, que garantam à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para promoção da Saúde.

Em Viçosa/RN é realizada mensalmente o monitoramento da qualidade da água que é ofertada no município. Técnicos capacitados  realizam a coleta nos postos distribuidores, onde as amostras são encaminhadas para o Laboratório Central (LACERR).

Ao receber os resultados, Os mesmos são confrontados, são feito cópias da analise e entregados aos seus respectivos proprietários, para que tomem as medidas necessárias para o melhoramento da qualidade da água para o consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário