sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Prevenção à virose

         
      Durante o mês de Fevereiro nas terça-feira  a Equipe da Atenção Primária a  Saúde realizou visitas domiciliares, sobre a virose da mosca , fez sala de espera durante o plantão da noite e ainda no grupo  Hiperdia  aproveitou também para  reforçar os cuidados que a população deve tomar sobre a virose. A doença é caracterizada por uma infecção do trato gastrointestinal (Gastrenterite), transmitida pelo consumo de alimentos que tiveram contato com a mosca.
      O início do ano é caracterizado por ser um período chuvoso e que facilita o surgimento de doenças. Uma, em específico, tem chamado bastante atenção por causar dores abdominais e diarreia. Ela é conhecida popularmente como virose da mosca e tem esse nome por conta do crescente aparecimento de moscas.
     A virose da mosca, não é propriamente uma virose, mas pode ser uma doenças virais ou bacterianas, causas pelo ato da mosca pousar em lugares contaminados e em seguida nos alimentos. Não são apenas as moscas responsáveis pela transmissão de doenças. O contágio acontece principalmente através da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos das pessoas ou de insetos que transportem microrganismos.
    os sintomas são semelhantes a de outras viroses em geral, como febre, dor no corpo, coriza, moleza e ardência nos olhos. Além de apresentar quadros de desconforto abdominal, vômito, diarreia e desidratação em casos mais graves .









Nenhum comentário:

Postar um comentário