quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Agosto Dourado - Programa de Rádio

No dia 06 de agosto de 2019 a equipe de saúde foi a Rádio Comunitária com objetivo de orientar as gestantes e puérperas sobre higiene bucal e alimentação na fase de aleitamento materno, a ação faz parte da campanha agosto dourado.
A nutricionista reforçou que o leite materno é o principal alimento e mais completo para saúde do bebê até os 6 meses de idade; e que a alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados. Durante o período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Os cuidados com hidratação devem ser redobrados, a mãe deve ingerir pelo menos 3 L de água por dia. Não existe um alimento que aumente a demanda de leite, o que determina a produção de leite é a quantidade de vezes que o bebê mama no peito ou quanto mais a mãe esvazia suas mamas, ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe terá.
O dentista e a técnica explicaram a importância dos cuidados com higiene bucal nesta fase, o que pode trazer de benéficos para as mamães e os bebês ou malefícios se os mesmos não forem tomados. Por fim o médico explicou a funcionalidade dos grupos terapêuticos que são acompanhados por todos os profissionais de saúde, a importância da participação da população para prevenção de doenças e tratamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário