quarta-feira, 22 de agosto de 2018

SÁBADO TAMBÉM É DIA DE VACINAÇÃO!


No dia 18 de agosto ocorreu Dia “D” da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo no município de viçosa-RN através da equipe da atenção básica juntamente com a secretaria de saúde do município. O Município encerrou o dia “D” da campanha com a meta atingida de 100% da cobertura vacinal nas crianças.
A campanha teve inicio no dia 6 de agosto e vai até o dia 31. Todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade devem tomar as vacinas, mesmo as que já tenham sido vacinadas para ficarem protegidas.
Sabia que a vacinação é a forma mais segura e eficaz contra alguns tipos de doenças? E que sem as vacinas algumas doenças já erradicadas podem voltar? Por isso é tão importante protegermos nossas crianças.
COMO SE PEGA POLIOMIELITE? A transmissão da poliomielite ocorre por contato direto de pessoa para pessoa pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores ou, ainda, pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A única forma de prevenção é por meio da vacina.
E O SARAMPO? A transmissão do sarampo ocorre de forma direta por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença. É fácil pegar, mas é mais fácil ainda se prevenir. Basta ir até a unidade de saúde e vacinar as crianças. É
IMPORTANTE QUE TODOS PARTICIPEM: Pais, mães, familiares, professores, profissionais de saúde, todos estão convidados a participarem desta campanha contra a poliomielite e o sarampo. Levem as crianças para tomarem as vacinas, incentivem os amigos a fazerem o mesmo. Vamos combater essas doenças juntos. (Fonte Ministério da Saúde)













Nenhum comentário:

Postar um comentário