quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vacinação Poliomielite



No dia 15 de agosto na Unidade Básica de Saúde Braz de Souza Barra foi o dia “D” de vacinação contra a Poliomielite - doença causada por um vírus e é altamente contagiosa.
A transmissão do vírus pode ser de pessoa para pessoa e através de contato com fezes contaminadas. O risco é maior em situações onde as condições de higiene são inadequadas. Soma-se o fato das crianças pequenas ainda não terem hábitos rígidos de higiene desenvolvidos. Por isso, são os pequenos os mais atingidos pela poliomielite.
Vale ressaltar que a transmissão também pode ser feita por contaminação fecal presente na água e em alimentos.

A vacinação de rotina é recomendada a partir dos dois meses de idade. Situações epidemiológicas especiais podem indicar a vacinação a partir do nascimento da criança. Em campanhas maciças, a vacina é administrada nas crianças com menos de cinco anos de idade, independente do estado vacinal prévio.

 

Sinais da poliomielite - Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. Esse vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário