sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Viçosa está entre os 14 municípios do Rio Grande do Norte que não tiveram seus recursos do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) cancelados.




O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 1.214 de 14 de junho de 2012, instituiu o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura responsável e humanizada.

Uma das obrigações do município para receberem o repasse dos recursos é a atualização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), que tem como objetivo contribuir para a qualificação da gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas da Saúde, promovendo melhoria do atendimento nos serviços e da qualidade de vida dos usuários.

Conforme previsto, os municípios habilitados deverão utilizar o Sistema HÓRUS regularmente para a gestão da Assistência Farmacêutica ou enviar as informações relativas à Assistência Farmacêutica na Atenção Básica por meio de sistema informatizado que garanta a interoperabilidade. Segundo a vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/AL), Michele Oliveira, a cada três meses os dados dos municípios são analisados e os recursos serão suspensos caso as informações estejam pendentes.

Dessa forma, muitos municípios no Rio Grande do Norte acabaram por ter seus recursos suspensos ou cancelados devido a ausência de alimentação do sistema, e Viçosa se destaca mais uma vez, ficando entre os 14 municípios do nosso Estado que não tiveram seus recursos cancelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário